França ou República Francesa


França, oficialmente República Francesa, é um país localizado na Europa Ocidental, com várias ilhas e territórios ultramarinos noutros continentes.



A França Metropolitana se estende do Mediterrâneo ao Canal da Mancha e Mar do Norte, e do Rio Reno ao Oceano Atlântico.
É muitas vezes referida como L'Hexagone ("O Hexágono") por causa da forma geométrica do seu território. 


A República Francesa é semipresidencial unitária, com os seus principais ideais expressos na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

A França Metropolitana é limitada (no sentido horário a partir do norte) pela Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Suíça, Itália, Mônaco, Andorra e Espanha. Seus departamentos ultramarinos e territórios também partilham fronteiras terrestres com o Brasil e Suriname (na fronteira com a Guiana Francesa) e com as Antilhas Holandesas (na fronteira com São Martinho). Está ligada ao Reino Unido pelo Eurotúnel, que passa por baixo do Canal da Mancha. É o maior país da União Europeia em área e o terceiro maior da Europa, atrás apenas da Rússia e da Ucrânia (incluindo seus territórios extraeuropeus como a Guiana Francesa fica maior que a Ucrânia).





Por cerca de meio milênio, a França tem sido uma grande potência com forte influência econômica, cultural, militar e política a nível europeu e global. Durante muito tempo o país exerceu um papel de liderança e hegemonia na Europa (principalmente a partir da segunda metade do século XVII e parte do XVIII). Ao longo daqueles dois séculos, a França colonizou grande parte da América do Norte e, durante o século XIX e início do século XX, chegou mesmo a constituir o segundo maior império da história, o que incluía grande parte da América do Norte, África Central e Ocidental, Sudeste Asiático e muitas ilhas do Pacífico.

A França é um país desenvolvido e possui a quinta maior economia do mundo por PIB nominal e a nona maior economia em poder de compra. 




É o país mais visitado no mundo, recebendo 82 milhões de turistas estrangeiros por ano. Ela sedestaca pelas várias opções turísticas voltadas, principalmente, para a história, arte e cultura. Em função de sua rica história e do ótimo desenvolvimento econômico, podemos encontrar em seu território, locais que atendem ao gosto de vários tipos de turistas. São diversos museus, parques, monumentos, galerias de arte, castelos (no interior da França), prédios históricos e muito mais.

É um dos membros fundadores da União Europeia e possui a maior área e a segunda maior economia do bloco.
Membro fundador da Organização das Nações Unidas, além de ser membro da Francofonia, do G8, do G20, da OTAN, da OCDE, da OMC e da União Latina, a França é um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, possui o terceiro maior número de armas nucleares do mundo e o maior número de usinas nucleares do continente europeu.