sexta-feira, 17 de maio de 2013

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


Hoje, dia 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A data foi escolhida durante o 1º Encontro do "End Child Prostitution, Child Pornography and Trafficking of Children for Sexual Purposes" (ECPAT) realizada na Bahia. As 80 entidades participantes votaram pelo dia em memória a Aracelli Cabrera Sanches Crespo, que morreu no dia 18 de maio de 1973 após ser brutalmente violentada. Na época seus violadores, membros influentes da sociedade capixaba, foram absolvidos.
A data tornou-se oficial no País através da Lei N° 9.970 sancionada em 17 de maio de 2000.

Fonte: http://www.ibiss-co.org.br/site/noticiaVer/286/




Conheça o Disque 100!



A importância da família na vida escolar dos alunos



          Historicamente, a família constitui uma instituição de extrema importância na formação e na educação das crianças, juntamente com a escola, onde é desenvolvida a educação e formação sistematizada das mesmas. Porém, é no ambiente familiar que a criança tem seu primeiro contato com a sociedade. Daí a importância da união dessas duas instituições sociais na formação educacional das crianças, embora a maioria dos sistemas educacionais defenda a posição de que a educação inicial é de responsabilidade da família, pelo fato de considerar esse ambiente familiar como ideal para o desenvolvimento e educação das crianças. A qualidade da Educação básica depende, cada vez mais, da parceria entre a escola e a família. As pessoas que cuidam das crianças, em suas casas, naturalmente possuem laços afetivos e obrigações específicas, bem como diversas das obrigações dos educadores nas escolas. Porém, esses dois aspectos se complementam na formação do caráter e na educação de nossas crianças.
        A participação dos pais na educação dos filhos deve ser constante e consciente. A vida familiar e escolar se completa.
Torna-se necessária a parceria de todos para o bem-estar do educando. Cuidar e educar envolve estudo, dedicação, cooperação, cumplicidade e, principalmente, amor de todos os responsáveis pelo processo, que é dinâmico e está sempre em evolução.
      Os pais e educadores não podem perder de vista que, apesar das transformações pelas quais passa a família, esta continua sendo a primeira fonte de influência no comportamento, nas emoções e na ética da criança.
       Nunca na escola se discutiu tanto quanto hoje assuntos como falta de limites, desrespeito na sala de aula e desmotivação dos alunos. Nunca se observou tantos professores cansados e muitas vezes, doentes física e mentalmente. Nunca os sentimentos de impotência e frustração estiveram tão marcantemente presentes na vida escolar. Por essa razão, dentro das escolas as discussões que procuram compreender esse quadro tão complexo e, muitas vezes, caótico, no qual a educação se encontra mergulhada, são cada vez mais freqüentes. Professores debatem formas de tentar superar todas essas dificuldades e conflitos, pois percebem que se nada for feito em breve não se conseguirá mais ensinar e educar.
      Entretanto, observa-se que, até o momento, essas discussões vêm sendo realizadas apenas dentro do âmbito da escola, basicamente envolvendo direções, coordenações e grupos de professores. Em outras palavras, a escola vem, gradativamente, assumindo a maior parte da responsabilidade pelas situações de conflito que nela são observadas.
     No entanto é de suma importância a participação da família na vida escolar dos alunos, uma vez que a família participa no processo de ensino aprendizagem. A contribuição da família beneficia tanto o aluno quanto a escola e os próprios professores, pois em sala de aula nem sempre o aluno assimila todo conteúdo passado; então o mesmo necessita da contribuição da família.
Saiba algumas dicas para você contribuir com a educação de seu filho (a):
A-   Não deixe seu filho faltar às aulas;

B-   Garanta que ele vá à escola na hora certa;

C-   Visite a escola e apresente-se aos professores dele;

D-   Compareça às reuniões pedagógicas;

E-   Pergunte o que ele aprendeu de novo na escola;

F-  Peça que ele lhe ensine algo;

G- Acompanhe o caderno e as lições de casa;

H-   Leia sempre, é bom para você e excelente para o seu filho, que seguirá o seu exemplo.

I-     Estimule atividades que usem a leitura: jogos, receitas, mapas e etc.

J-    Exija que seu filho vá de uniforme para escola, assim você vai ajudar na organização e identificação do mesmo;
K-   Não peça que seu filho (a) vá à rua para pagar contas e fazer compras durante o período de aula;       






                                                                    

♥ 1º Encontro de Mães Leitoras ♥

Conversar sobre crianças e seu comportamento é algo que nos seduz enquanto escola e Educadores.
Durante este mês de maio estaremos comemorando o dia das mães  e nos baseamos no livro “Mães, o que elas têm a dizer sobre educação”, de Márcio Vassallo, para convidarmos as mães  para um encontro com a direção desta U.E. e os professores da Sala de Leitura a fim de trocarmos algumas idéias sobre Educação na Escola e em família. Aproveitamos  para emprestarmos livros às mães que compareceram ao encontro.
Foi um momento dinâmico e muito produtivo tanto para nós, educadores, como para as mães. Teve um saboroso lanche e distribuição de brindes.
Como o livro de Márcio Vassalo é baseado em perguntas e respostas, elaboramos uma dinâmica neste nível, onde as mães responderam a algumas questões apresentadas no livro tendo como parâmetro as suas próprias ações com os filhos no dia a dia. Combinamos um novo encontro assim que terminarem a leitura do livro .